jusbrasil.com.br
20 de Outubro de 2019

O que é assessoria jurídica?

Ingryd Moraes, Advogado
Publicado por Ingryd Moraes
mês passado

Eu já expliquei como o que é a consultoria jurídica e como ela funciona.

Dessa vez vou explicar o que é a assessoria jurídica.

Muitos confundem as duas possibilidades de atuação do advogado, mas elas são totalmente diferentes.

A consultoria é uma consulta mesmo, você vai encontrar com seu advogado para que ele te oriente, te dê respostas. A assessoria é contínua, a pessoa física ou jurídica paga mensalmente o advogado para que ele o assessore em determinadas áreas do direito.

A assessoria pode se dar em diversas áreas, pelo prazo fixado entre as partes e se concretiza por um contrato onde as cláusulas são adaptáveis à necessidade do cliente.

Há uma falsa mentalidade de que é “desnecessária” a assessoria e de que ela tem um “alto custo”. Bom, advogado resolve problemas, mas não faz milagres, tem gente que com essa mentalidade coloca todo o seu negócio em sérios riscos tomando decisões sem respaldo jurídico nenhum! Essa postura, muitas vezes, custa muito mais caro e podem acabar com o próprio negócio, já que pode levar a empresa ou a pessoa física a gastar muito dinheiro com defesas em processos.

A partir do momento em que você contrata um advogado para prestar assessoria jurídica naquela área específica, ele consegue estar mais próximo do seu negócio e atender a sua dificuldade todos os dias.

Assessoria jurídica não é privilégio apenas de grandes empresas ou de pessoas “ricas”, ela é uma ferramenta necessária e viável para pequenos e médios empreendedores, pois é vantajosa financeiramente e capaz de estabelecer um laço saudável de confiança entre o advogado e o cliente.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)